24 de setembro de 2007

Caixa de Pandora

Não é a primeira vez que a minha vida se vê afectada, directa ou indirectamente, pela inesperada e irresponsável abertura de uma “Caixa de Pandora”.
Aquilo que começa com uma acção supostamente inconsequente, torna-se em algo com dimensões catastróficas e com a poderosa capacidade de afectar a pacata vida de algumas pessoas. Neste caso, em vez de “algumas” leia-se “algumas centenas”, literalmente, e não, não estou a exagerar. Obviamente que a maioria destas pessoas (incluo-me neste grupo), serão afectadas indirectamente, ainda assim, com força suficiente para fazer alguma mossa.
Normalmente, as generalizações passam-me ao lado, valem o que valem, não são merecedoras mais do que da minha curiosidade felina. Neste caso, estremeci, não pela generalização em si, mas pela categoria da mesma. Baixa, rasca (detesto esta palavra mas é o adjectivo perfeito para esta situação).
Detesto sentir-me ameaçada por algo que considero de pura maldade e de categoria inferior, mas foi inevitável. É doentia a forma como algumas pessoas têm o “dom” de destruir tudo o que os rodeia. A eles e aos outros.
Mas, na minha forma de entender a vida e tal como no mito, a Esperança é a última a desaparecer. Sigo em frente, de cabeça erguida, sem me render a ameaças vãs e a ignorar tudo aquilo que não considero digno de mim. E podem contra-atacar se quiserem, já não me farão vacilar.


Sculpture by Andrew Junge

O Mito: Na mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher. A sua criação foi ordenada por Zeus, como castigo para Humanidade, em retaliação à ousadia de Prometheus em roubar o segredo do Fogo aos deuses para o dar aos humanos.
Para a criação de Pandora contribuíram vários deuses: Hefestos moldou sua forma a partir de argila, Afrodite deu-lhe beleza, Apolo deu-lhe talento musical, Deméter ensinou-lhe a colheita, Atena deu-lhe habilidade manual, Poseidon deu-lhe um colar de pérolas e a certeza de não se afogar, e Zeus deu-lhe uma série de características pessoais, além de uma caixa, a caixa de Pandora. A caixa de Pandora continha os piores males do universo.
Por curiosidade e ao abrir a caixa para ver o que esta continha, Pandora libertou todos esses males para o mundo, no entanto, e ao fechar a caixa com medo, conseguiu impedir que a Esperança escapasse da caixa.

Sem comentários:

Enviar um comentário