4 de dezembro de 2007

Relações


As relações entre os casais são muito complicadas. Já quando se trata da nossa, por vezes, é difícil de entender, quanto mais, termos a pretensão que sabemos o que se passa nas relações dos outros. Quantas vezes pensamos (ou mesmo dizemos) “aquilo não vai durar” ou “estava mais feliz com a/o ex” ou “o que raio viu nele/a”?
Tenho, entre amigos e conhecidos, os mais diferentes tipos de casal: aqueles que ninguém nota que são um casal; aqueles que exageram tanto nos carinhos que parecem falsos; aqueles que não têm absolutamente nada em comum; aqueles que parecem o casal perfeito; aqueles que estão juntos desde sempre; aqueles que se conheceram ontem; aqueles em que ele manda nela ou ela nele; aqueles que discutem à frente de toda a gente; aqueles que nunca, mas mesmo nunca se chateiam; aqueles que fazem uma vida completamente independentes um do outro; aqueles que parecem siameses...
Saber qual das relações funciona melhor? Impossível. Depende de pessoa para pessoa, das personalidades dos dois, do ambiente familiar que os rodeia, da vontade que cada um tem em fazer a relação funcionar.
Inesperadamente, ontem, dei por mim a pensar, relativamente a alguém conhecido, “mas porque carga de água, estes dois, ainda estão juntos”?! Obviamente não tenho nada a ver com isso, cada um sabe de si, mas é inevitável, quando existe empatia por alguém, seja um amigo ou meramente conhecido.
Queremos o melhor para quem gostamos e muitas vezes achamos que sabemos qual é esse “melhor”. Erro crasso. Não sabemos, não podemos saber. Podemos ter uma ideia, acreditar numa intuição ou idealizar uma situação que funcionaria connosco. Mas nunca poderemos ter a certeza do que é melhor para nós próprios, quanto mais para os outros.

4 comentários:

  1. Tudo o que disseste é verdade, mas há coisas que são mesmo óbvias: se há um desrespeitar constante do outro, se esse outro anda sempre infeliz ou irritado à custa do outro... claro que nos perguntamos, e com razão, "porquê?".
    Há limites que não podem ser ultrapassados e que nada têm a ver com as diferenças de personalidade, ou com quanto cada um quer investir na relação.
    Mas claro que globalmente tens toda a razão!

    ResponderEliminar
  2. Como todos somos diferentes, o que funciona ou não para cada um também é diferente...

    ....por isso não há regras, nem certezas,

    ...mas tambem por isso é que existe esperança e surpresa na procura, no encontro e tantas vezes na manutenção de uma relação.

    É a minha opinião, vale o que vale.

    ResponderEliminar
  3. ...É!!!
    rELAÇÕES, rALAÇÕES, pAIXÕES, dISCU... cada casal gere de maneira diferente. Uns aceitam outros não.Mas uma coisa é certa...
    Falta de respeito estoira tudo...

    ResponderEliminar