2 de março de 2009

*suspiro*

Ser responsável por uma equipa, é lixado. Uma pessoa vai sendo promovida, subindo na carreira e quando dá conta, é responsável por um grupo de pessoas, não estando preparada para isso. Além do trabalho diário, do stress, dos projectos inesperados, dos fogos para apagar, ainda há que ter em conta que, todas as pessoas são diferentes, com necessidades e graus de motivação distintos. Há que aprender a lidar com cada membro da equipa, gerir expectativas (principalmente, quando pouco se tem para oferecer), conflitos internos (muita mulher junta, normalmente, dá confusão), faltas, baixas, gravidezes, férias, problemas pessoais, desmotivação, aumentos, avaliações... ‘Dasse!!! Há dias, em que tudo isto, aliado à minha (célebre) intolerância, dá uma combinação bombástica... Ser chefe é f*did*! "Cargos de elevada responsabilidade", diria alguém que eu conheço! (Right, LC?!) Tanta merdice, sem interesse prático, que ensinam na faculdade e uma disciplina de gestão de equipas, que era bom, nada!

2 comentários:

  1. É por isso que nos pagam...milhares e milhares de Euros :)))

    Não..por acaso não é! Isso só na Suécia (paises decentes).

    Sim, é verdade, aprende-se muita coisa inútil na faculdade..mas há sempre hipótese de fazer-se formação depois disso. Ou então..vens trabalhar para uma das melhores empresas para se trabalhar em 2008...e em 2009. (não sei bem fazer o quê...mas pronto).

    Bj

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  2. A maior dificuldade actualmente é espetro alargado das funções e as tarefas adjacentes às mesmas.
    Considero que durante os anos da faculdade, mesmo que tivesses tido uma disciplina sobre o tema que mencionas não iria servir de nada. Não terias maturidade suficiente, nem calo, nem experiência para poder por em prática o que se segue.
    É um trabalho
    desgastante,complicado e talvez um dos mais dificeis - a gestão de equipas e de pessoas.
    A minha área por excelência é esta :-)...gosto do que faço, tenho orgulho do que já consegui, mas são precisos anos para se conseguir ser um bom gestor de equipas. Na generalidade, não é dada formação, nem muita relevância a isto, porque se subentende que se vai aprendendo a gerir pessoas e que o senso comum é o nosso maior aliado...para mim, isto é um dos grandes problemas da maior parte das empresas em portugal. Consideram que quem chega a cargos de chefia já tem estes skills adquiridos..Como se autocriassem dentro de nós...Solicita ai umas aulas com um guro de coaching :-):-) ajuda muito...e estarei sempre disponível para umas dicas.
    beijo
    Kat

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